Dependência psíquica

Collage of fruits and vegetables

Um bebê, mesmo após mamar muito bem, pode precisar da chupeta para se satisfazer; uma criança que acaba de dormir a noite toda pode ter sono na escola; três sobremesas, por vezes, não são suficientes; um adolescente pode substituir a refeição por horas de jogo no computador e “esquecer” a fome.
Como entender esses aparentes disparates? Isso pode acontecer porque nós, humanos, não comemos apenas por fome, não dormimos apenas por falta de sono. Não procuramos somente satisfazer necessidades fisiológicas, procuramos satisfazer “desejos”.
Nesta busca por satisfação, ocorre um processo de substituição, de tal forma que uma coisa pode estar no lugar de outra. Por exemplo, o desejo de dormir pode ser desejo de se desligar das tarefas escolares, de se livrar da dificuldade, e não uma necessidade de sono propriamente dito.
Podemos fazer tantas substituições que muitas vezes já não sabemos mais porque desejamos algo tão fortemente. Isso torna nossa vida difícil de compreender, mas também rica e criativa.
Quando não conseguimos mais fazer essas substituições, nos tornamos dependentes. Por exemplo, uma criança que aos cinco anos de idade só dorme com a chupeta, não conseguiu substituí-la por outra coisa. Crianças que só comem dois ou três tipos de alimentos estão com a mesma dificuldade.
·

Helena Grinover e Marcia Arantes

F:(11) 30343065

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s