"Meu filho só diz não"

Child Throwing Tantrum

“Ele era tão bonzinho, comia de tudo, tomava banho sem birra, aceitava as roupas que eu oferecia. Agora está um inferno, não quer comer direito, tudo que digo para fazer ele diz não. Na hora de sair de casa é um ‘stress’, não quer se vestir, não quer escovar os dentes. Não sei o que está acontecendo…”
É comum ouvir mães e pais aflitos com essa questão, cansados, sem saber como se portar diante desse ” novo filho”. O que está acontecendo, é que o bebê cresceu!
Por volta dos dois anos, a criança quer escolher sua comida, sua roupa, a hora de dormir, etc. Quer , principalmente, usar a palavra “não”, e isso, que pode ser incômodo para os pais é fundamental para seu crescimento. Quando diz não para os outros, ela está dizendo sim para si mesma. Está exercitando a idéia de que a vontade dela é separada da dos pais, o que a fortalece e a torna separada deles. É como se ela dissesse: isso é o que voce quer, eu não sou voce e portanto não quero isso.
É bom nesse momento que ela tenha a possibilidade de fazer valer o próprio não, mas também que os pais façam valer os limites que lhes pareçam importantes.
Uma criança de três anos não pode decidir que vai sair de casa com roupa de verão quando está frio, mas pode decidir se vai vestir a camiseta verde ou a vermelha, ou com que brinquedo vai brincar… Quando os “nãos” da criança estão excessivos, vale a pena ver se os “nãos” dos pais também não estão além do necessário!
·

Marcia Arantes e Helena Grinover

http://marciaarantes.com

Um pensamento sobre “"Meu filho só diz não"

  1. É mesmo…. Se nos perguntarmos “por que não” antes de dizermos “não” nos damos a chance de perceber que nossos “nãos” para os pequenos não são todas as vezes necessários….aprendi isso e sempre me ajuda muito na hora escolha do dizer sim ou dizer não.
    Que bom saber que o Não das crianças é tão significativo para o desenvolvimento deles. Vou guardar isso também. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s