Essa menininha sabe o que quer!

Newborn Girl in Sunglasses

Meses de ensaio e preparação – a apresentação de final de ano na escola, como sempre, é um momento especial. Crianças agitadas, pais e professores ansiosos, fantasias, adereços, tudo pronto. Avós e tios avisados, câmeras fotográficas a postos! Na hora ‘H’ a menininha não quer se apresentar. Esconde-se na saia da mãe, foge, chora .
Frustração geral; frequentemente a sensação é de fracasso para os pais, educadores e, principalmente, para a criança.
Em relação a essas apresentações criou-se uma ‘verdade’: se a criança está bem do ponto de vista emocional, desempenhará o papel esperado. Será mesmo?
A disposição para se apresentar em público depende de vários fatores que são inacessíveis aos observadores: só a criança tem condições de escolher se quer ou não quer. Não há uma idade adequada para o desejo de participar de competições, acampamentos, etc.
A possibilidade de dizer ‘não quero’ é preciosa, garante a preservação da integridade interna e portanto deve ser respeitada. É alentador saber que a própria criança é capaz de colocar seu limite. Ao aceitar a recusa os educadores não deveriam ficar decepcionados, mas tranquilos por saber que não estão cometendo uma violência contra os sentimentos infantis.
Às vezes, a quantidade de ‘holofotes’ torna esses momentos excessivamente especiais e dificulta a vida de todos. Supervalorizar a atitude da criança que se apresenta ou a da que não se apresenta só aumenta esse efeito ‘holofote’. Vale lembrar, trata-se ‘apenas’ de uma apresentação.
Na educação uma das grandes metas é aprender a reconhecer os próprios limites e a dizer ‘não’ sem precisar atender a todas as expectativas. Os pais de um adolescente certamente se sentirão mais seguros sabendo que o filho tem essa capacidade…
Se os familiares e a escola puderem aceitar com tranquilidade aquela criança que disse ‘não”, as chances de que ela se apresente na próxima ocasião serão maiores!
·

Marcia Arantes e Helena Grinover

Serviços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s