Reguem a cidadania!

Estamos no bar de um clube esportivo, mesas arrumadas entre pequenos jardins bem cuidados. Um garotinho, com idade aproximada de cinco anos, abre a calça e urina num dos canteiros bem perto de duas senhoras. Seu pai chega rapidamente e, segurando o menino pelo braço, diz com voz forte: ‘peça desculpas a elas agora!’ Depois volta para a mesa onde estava com um amigo e outros três meninos.Todos riem do acontecido.

O senhor chamou  a atenção do garoto diante de muitas pessoas por seu comportamento na presença das mulheres, mas o riso que se seguiu indica que ele não considerou  a ofensa muito grave…

A cena nos levou a pensar em outro aspecto: como anda a educação para o convivio no espaço coletivo, para separar o público do privado e neste caso, da privada própriamente dita e a conversa sobre seu uso?

Teria sido um bom momento para um diálogo particular – preservando a intimidade do menino –  sobre o respeito ao trabalho de quem fez o jardim, o cuidado com o que é para usufruto de todos.  Impossível não lembrar do que se vê nas ruas das cidades em  dias de festa, como Carnaval. A cidadania é um conjunto de atitudes do individuo dentro do convívio social que não se confunde com moralismo. Cada coisa no seu lugar!

Helena Grinover e Marcia Arantes

 

2 pensamentos sobre “Reguem a cidadania!

  1. Por que os pais tem tanta dificuldade em impor limites, carregando até uma culpa incômoda por fazê-lo, e tento muitas vezes que se explicar aos seus amigos quando o fazem ? Vejo pequenos “folgados” em todos os lugares. Respeito é uma palavra que não faz sentido para os nossos jovens.

    • Adriana, os pais, no momento em que ficam culpados e sofrem para colocar os chamados limites estão desejando filhos que não tenham contrariedades, frustrações. Desejam ver a criança sempre feliz, vivendo num mundo de prazer contínuo…
      Filhos, quando estão nesta posição, são usados por seus pais para realizar esse sonho de paraíso perdido e não estão, na realidade, sendo amados.
      Helena Grinover

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s