Sobre o Blog

Desejo que esse blog atenda ao interesse de troca com nossos leitores, abrindo espaço para conversas, esclarecimentos, mas também seja um divulgador do  trabalho de mais de trinta anos como psicóloga e psicanalista. Dirige-se especialmente aos que ocupam a função de educar, seja como pai, mãe, avós ou professor.
Pretendo aqui partilhar  reflexões, resultado do atendimento clínico de pais, crianças e adolescentes, e de contato com professores em escolas. Educar é a ação de inserir um novo ser no meio social e cultural. É sustentá-lo por meio de cuidados e referências familiares e sociais para que ele se constitua como “um” sujeito e ocupe seu lugar na continuidade da humanidade.

Numa sociedade complexa como a nossa, marcada por profundas divergências de valores, desigualdades sociais e culturais, mudanças ocorrendo num ritmo rápido como nunca visto antes na história, as dificuldades para exercer a função de educador são enormes.

Frequentemente o educador se perde diante das várias posições propostas por tantas referências educacionais. Entre o autoritário e o liberal, entre o rigor e a aceitação, entre a proteção e a autonomia, entre o controle e a permissão, é difícil encontrar um eixo que sirva de direção para as ações no cotidiano.
Espero que esse seja  um espaço onde os “educadores” possam formular suas dúvidas, incertezas, certezas, compartilhar experiências, contribuindo para que as reflexões se ampliem, gerando  alternativas baseadas em  singularidade de cada educador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s