Hora de dormir

Hora de dormir‘Lá em casa ninguém dorme cedo. O Rafael pega no sono lá pelas dez e meia, onze. É incrível, de manhã, às seis e pouco, já acorda  no ‘maior pique’. Ele é bem agitado, fala sem parar…’ Estas são as palavras da mãe de um menino de três anos de idade.
A hora de dormir costuma ser um desafio para os pais. Nos momentos em que mais gostariam de relaxar, devem colocar os pequenos na cama, o que costuma causar um adiamento do repouso de ambos. É sabido que as horas de sono são uma condição extremamente relevante para as crianças manterem a saúde física e mental. É bem possível que o Rafael esteja assim exaltado por falta de sono. Por outro lado, os adultos também precisam desfrutar sossegados de um horário dedicado aos seus interesses. 
Estabelecer esta diferença entre as gerações, dá aos mais novos um importante limite organizador. Entretanto, nem sempre eles o aceitam de bom grado. Podem  necessitar muito da firmeza e da calma dos mais velhos para ultrapassar as dificuldades.
O adormecer é um momento de separação que afasta das pessoas queridas e leva à despedida dos brinquedos, da luz, do barulho… Isso tudo pode angustiar os pequenos que procuram então postergar mais e mais o desligamento. 
Ajudá-los a ser uma criança tranquila é ensiná-los a deixar a vigília para ganhar o descanso. A capacidade de suportar essa ‘solidão’ que o sono exige, só as fortalecerá!
·

Helena Grinover e Marcia Arantes

Serviços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s