Obesidade, é injusto culpar os pais.

Obesidade, é injusto culpar os pais.

O fenômeno da obesidade infantil tem sido tratado frequentemente como uma questão apenas de responsabilidade, ou, o que é pior, de culpa dos pais. No filme que vamos hoje divulgar, fica claro que estamos diante de um quadro composto por fatores sócio-econômicos poderosíssimos!
Segundo pesquisa da Prof. Flávia Maria Lacerda Felippeo nosso modo de produzir riquezas, baseado no consumo, leva as famílias a comprarem mercadorias que propiciam o sobrepeso. Os alimentos  inadequados à boa nutrição são apresentados de maneira extremamente sedutora, iludindo especialmente as crianças.  Por outro lado, os produtos que combatem o resultado dessa disfunção no corpo, também são propagandeados e vendidos. Forma-se assim o ciclo do mercado ligado à obesidade. Graças à existência de obesos, as drogas para emagrecer, os equipamentos de ginástica, as aulas nas academias, as fórmulas e dietas miraculosas têm seu lugar nesse jogo perverso…
Se estamos falando de uma situação social, diz ela, cabe a todos nós sairmos da alienação e assumirmos  nossas responsabilidades diante do sofrimento que os pequenos cidadãos e suas famílias carregam, enfrentando preconceitos, rejeições e injustiças.
Concluímos que  é urgente promover uma real mudança de hábitos. Pais, professores, diretores de escolas, orientadores pedagógicos, precisam combater os significados do ato de comer que provêm das mensagens publicitárias. É necessário criar e ensinar novos conceitos sobre alimentação e consumo.
Vamos mostrar às nossas crianças que a felicidade não está em obter determinado lanche, brinquedo, suco, refrigerante, bolacha…
·
Para assistir o excelente filme clique aqui
Para ler a pesquisa acesse esse PDF

·

Helena Grinover e Marcia Arantes

Serviços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s